sábado, 5 de janeiro de 2008

UMA QUESTÃO MORAL (PARTE I )

UMA QUESTÃO MORAL (PARTE I)


Será possível reconhecer até onde pode ser romantizada uma historia que trata de valores éticos como a honra?
Vivemos em uma sociedade onde a crise dos valores é latente, não é necessário ser filósofo, um intelectual ou um saudoso moralista para reconhecer essa crise. Alguns denominam decadência, outros afirmam ser aspectos da modernidade; mas que será de fato?
Outro dia vi, numa entrevista, um sociólogo italiano fazer justamente afirmações desse tipo: a Família esta em crise, a Igreja esta em crise, a economia esta em crise etc...
Para cada uma dessas afirmações ele apresentava um argumento, que, de fato, sustentavam essas afirmações.
Pensava comigo, essa é a reflexão de um sociólogo; mas me perguntava qual seria a reflexão de um filósofo? Ora, como havia dito no inicio essa crise é tão patente que não é necessário ter grande perspicácia intelectual para detectá-la o homem comum já é capaz de percebê-la. Desse modo talvez a grande questão seja saber para onde ruma a humanidade nesse cenário? Será que os filósofos e pensadores em geral tornam-se grandes especialistas em descrever o presente? Será que ainda hoje necessitamos desses especialistas? Já não será tarde para o trabalho desses homens? E o que dizer do futuro nesse cenário tão catastrófico?
Todos que estiveram por algum tempo na academia sabem que futurologia não é papel que se preste ao bom pensador, prever o futuro quando muito é aceito desde que essas previsões passam pelo crivo de nossos insípidos oráculos da modernidade, os cientistas. Mesmo para esses o futuro se apresenta nebuloso, na verdade sombrio. Parece que não temos muitas saídas, estamos profundamente mergulhados numa crise.
Que resta para nós reles mortais?A religião já não representa lugar seguro, a família esta desmoronando, pelo menos aquela nuclear, na qual alguns de nós nascemos, o mundo esta a beira de se incendiar. Só nos resta dizer não há mais esperança para a humanidade.
“Diante desse cenário resta-nos propormos uma reflexão”. Mais uma entre tantas outras, essa frase já soa quase como aquela piada sobre o presidente que sempre inicia seu discurso com a mesma frase.
Mas que fazer então? Sentar e esperar para ver o que vai acontecer? Retroceder, de que forma? Seguir o que determina a natureza e esperar o próximo passo da evolução? Passo que pode significar o extermínio da raça humana? Para natureza nenhum problema, afinal a experiência e os estudos científicos nos tem mostrado que a natureza ressurge das crises cada vez mais renovada e exuberante. Lamentável para o homem que provavelmente não estará mais por aqui.
É amigo parece que chegamos a um impasse, refletir para que? Sobre o que? Estamos soltos, nas mão do destino. Que ironia, justo o homem que construiu sua realidade, justamente o sujeito que é senhor de seus atos, dono de seu ‘Destino’. O destino, quem diria; quem diria que tornaríamos a falar de destino em pleno século XXI, são as maquinas, é a tecnologia, é o consumo, a economia, quem nesse inicio de século guia o destino dos homens? A igreja com certeza não mais, já dissemos, está em crise, esta discutindo com a ciência, onde termina, onde começa a vida humana Ela não é mais senhora da vida e da morte, o destino dos homens bem como de seus espíritos não é mais resguardado pela santa madre Igreja.
Então que fazer?

3 comentários:

  1. Marcando presença...Bom, admiro muito seu trabalho e você como pessoa, até onde conheci...
    Um graaaande beijo...
    Fê..

    ResponderExcluir
  2. Talvez ainda devamos refletir para descobrir mais ações, que não nos torne apenas seres humanos, mas para incultir em nós o conceito de "hominização"(Paulo Freire - em Pedagogia do Oprimido),e quem sabe assim diminua tantas crises?!

    ResponderExcluir
  3. Talvez procurar em nós praticas que não nos torne apenas meros seres humanos,mas sim incultimos o conceito de"hominização"(Paulo Freire-Pedagogia do Oprimido),quem sabe assim chegaremos a nos livrar de tantas crises e faremos por merecer um mundo mais digno e justo onde a permissão a tudo não será tão perigosa e tão ampla em nosso pensar?!

    ResponderExcluir